quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Televisão Digital e a sua integração com o AVA

A Televisão Digital no Brasil:

O padrão de televisão digital adotado no Brasil é o ISDB-TB, que é uma adaptação do padrão japonês ISDB-T com algumas melhorias desenvolvidas por universidades brasileiras. Este padrão permite que desenvolvedores e usuários possam explorar várias possibilidades de interação através de recursos como:

Multiprogramação: Permite a transmissão de um ou mais programas de alta definição na tela. A capacidade do canal permite graças à codificação H.264 (MPEG-4), a transmissão simultânea de até dois canais com qualidade em HD (MPEG-2), a emissora também pode transmitir mais de três programas com a resolução padrão de 720x480 com qualidade semelhante ao DVD.

Mobilidade: A transmissão digital pode ser captada por dispositivos móveis com alta qualidade de som e imagem.

O sistema brasileiro IDSB-TB possui uma alta resolução (1080i) e possui um sistema único de interação baseado num middleware desenvolvido por universidades brasileiras. Ginga é o nome do Middleware Aberto do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital (ISDB-TB) e Recomendação ITU-T para serviços IPTV. Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada. O projeto Ginga é fruto de projetos de pesquisa coordenados pelas universidades UFPB e PUC-Rio.

Sobre o AVA:

O AVA escolhido é o programa infantil Art Attack. Neste programa são ensinadas técnicas artísticas para crianças do ensino fundamental, sempre usando uma linguagem simples e objetiva e utilizando materiais fáceis de manejar e de encontrar no dia-a-dia do telespectador.

Nosso grupo propõe a criação de um ambiente interativo para o programa que possa utilizar os recursos que a TV digital oferece assim o telespectador do programa poderá interagir em tempo real e realizar as atividades propostas.

O modelo de interação se baseia em uma interface simples, com cores que não forcem a visão do usuário e nem que tirem a sua atenção. Procuramos usar ícones conhecidos para indicar as atividades e tornar a interface mais intuitiva. A interface terá um espaço de desenho livre para o usuário onde ele poderá acessar, a qualquer momento do vídeo, essa área e produzir um desenha baseado no que esteja acontecendo no vídeo. Além da área de desenho a interface conta com uma área para comentários do vídeo, onde vários usuários poderão trocar informações entre si, além de uma área responsável pelo compartilhamento dos recursos do AVA onde o aluo poderá enviar o que produziu na área de desenho livre ou poderá indicar o próprio vídeo para um amigo através de email ou de redes sociais.

Referências:

Alencar, Marcelo Sampaio de. Televisão Digital / Marcelo Sampaio de Alencar -- São Paulo: Érica, 2007

http://www.ginga.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário