segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Avaliação Art-Attack - Critérios propostos por Gomes (2009)

O presente documento analisa um vídeo educativo do programa Art Attack da Disney. Os critérios abordados nesta análise se baseiam nos propostos por Gomes (2009).

De acordo com Gomes (2009) os critérios a serem considerados devem ser: o conteúdo, aspectos técnico-estéticos, proposta pedagógica, material de acompanhamento e o público a que se destina. Observou-se que, de todos os critérios observados, o último, público a que se destina, acaba sendo o fator determinante para a análise geral, ou seja, todos os fatores abordados na análise estão diretamente ligados ao público-alvo, se possui conhecimento prévio no assunto e se a linguagem e o formato utilizados estão adequados a ele.

Avaliando-se o conteúdo mostrado nos vídeos, percebemos que trata-se do ensino de técnicas artísticas para crianças, utilizando materiais facilmente encontrados no dia-a-dia do público –alvo, como papel, lápis, tinta e etc, além de utilizar, algumas vezes, materiais recicláveis. As técnicas utilizadas são relativamente simples e pressupõe-se que os telespectadores já possuam uma familiaridade prévia com os materiais utilizados. Alguns pontos importantes do conteúdo são: a clareza de transmissão do conteúdo e a adequação da linguagem utilizada e do conteúdo ao público-alvo.

Gomes (2009) fez uma subdivisão dos aspectos técnico-estéticos, eles foram divididos em: linguagem, roteiro, estrutura narrativa, formato e produção. Dentro do critério linguagem percebemos a qualidade técnica e estética dos elementos visuais, riqueza visual pela variedade proposta pelo cenário, linguagem verbal simples e precisa que facilita a transmissão de informação do interlocutor para o telespectador além de músicas e efeitos sonoros e integração de recursos visuais com efeitos sonoros. Dentro do critério roteiro observa-se um personagem com um esteriótipo real que trata os assuntos abordados através de um tom humorístico com o intuito de tornar o aprendizado mais fácil e divertido. Dentro do critério de estrutura narrativa, percebe-se uma clara motivação para a realização das tarefas propostas, valoriza-se a criatividade e a sensibilidade. No critério formato, os episódios se encaixam no formato de série, onde existe um número indefinido de episódios que, neste caso, não mantem ligação entre si, pois todas as atividades propostas são finalizadas no seu episódio de origem. Dentro do critério de produção observa-se que a série mantêm um contato com o espectador através da linguagem informal e do tom humorístico do apresentador, dos recursos visuais dispostos na ambientação do cenário e no vestuário e dos recursos midiáticos inseridos nos episódios (recursos sonoros, recursos gráficos e etc).

A proposta pedagógica consiste no ensino de técnicas artísticas para crianças do ensino fundamental. As técnicas e a linguagem utilizada se unem para que o telespectador vá construindo o seu conhecimento através dos passos mostrados e explicados nos episódios. Não há o uso de um material de acompanhamento específico, todos os detalhes e procedimentos necessários para a conclusão da tarefa são mostrados no episódio.

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