segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Critérios de Avaliação - Art Attack

    Ao analisarmos o conteúdo educativo da série televisiva Art Attack, tomamos em conta padrões de análise de Lévy e Moran, assim como artigos publicados por Helena Célia de Souza Sacerdote¹ e Sabrina Gomes Condezey².
    De acordo com Moran(2005) o vídeo e a TV tocam todos os sentidos do indivíduo, sendo possível desta forma atingir um indivíduo intimamente a fim de que este seja inserido no contexto do ambiente de aprendizado de forma completa. O problema porém decorre da falta de diálogo e iteratividade com os vídeos. Moran discute que a falta de discussão e crítica ao conteúdo mostrado pelo vídeo promove um aprendizado passageiro ou viciado a uma sequência de pensamento linear.
    Os vídeos da série Art Attack são classificados em três tipos de conteúdo. Primeiramente o conteúdo de produção de uma peça de arte passo a passo, um conteúdo de produção rápida sem muito detalhamento no processo e um onde o apresentador do programa faz uma peça em câmera acelerada sem mostrar teorias ou how-tos, mas apenas demonstra que é possível fazer tal coisa.
Temos como foco a análise e tradução do primeiro tipo de conteúdo, onde o apresentador ensina minuciosamente como fazer aquele tipo de peça. Notamos que o apresentador também divide esta tarefa em três passos.
    O primeiro é a apresentação da peça, promovendo o interesse do telespectador, onde ele apresenta e questiona a forma de se fazer aquele tipo de arte. O segundo passo se trata da construção passo a passo da peça apresentada, mostrando cada etapa de produção detalhadamente. Por último o apresentador apresenta um resumo de construção do produto, revisando etapas e materiais utilizados.
Ao analisarmos todo este processo chegamos à intenção de reforçar este material com um conteúdo  interativo e uma série de anexos ao processo apresentado nos vídeos, promovendo uma discussão e interatividade ao material.
    Desta forma este grupo se propõe a não modificar, mas anexar funcionalidades e conteúdo à série de vídeos escolhida. Pretendemos produzir um ambiente de aprendizado que seja capaz de anexar interação e diálogo entre a série e o telespectador.

¹ http://www.ueginhumas.com/revelli/revelli3/numero_2/Revelli.v2.n1.artigo03.pdf
² http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/sys/resumos/t0281-1.pdf

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